eMail Marketing e a Influência na Intenção de Compra do Consumidor online – o caso Clube Fashion

eMail Marketing e a Influência na Intenção de Compra do Consumidor online – o caso  Clube Fashion

eMail Marketing e a Influência na Intenção de Compra do Consumidor online – o caso Clube Fashion

 O e-commerce é hoje um grande motor da economia mundial. O e-mail marketing continua a ser a ferramenta de comunicação mais poderosa, que mais influencia a decisão de compra.

 

Assim, este projeto tem como principal objetivo perceber a influência do e-mail marketing na intenção de compra dos clientes, analisando de que forma algumas das variáveis que caracterizam as campanhas, como a linha de assunto, layout e segmentação, bem como as taxas de aberturas e cliques, contribuem para maior propensão para a compra.

Para tal, recorreu-se a uma metodologia de investigação mista, em que se recolheram dados de comportamento efectivo dos clientes da empresa, analisando 273 campanhas de e-mail marketing e, dados percepcionais através de um inquérito online a 265 pessoas.

De acordo com os resultados, uma campanha de e-mail marketing eficaz para a intenção de compra, ou seja, com maior taxa de conversão, é a que faz referência a preço na linha de assunto, um layout com imagens e cujo envio não é segmentado por sexo.

Muitos profissionais de marketing estão apenas focados nas taxas de aberturas e cliques das campanhas que executam, no entanto estas não são suficientes por si só para avaliar a eficácia global de uma campanha.

As conclusões do presente estudo são um contributo para a empresa em estudo e para o sector do e-commerce, pois referem-se a dados reais, recolhidos da base de dados da empresa, analisados sob o ponto de vista da sua influência na intenção de compra e comparados com dados percecionais dos indivíduos nos quais muitos estudos se baseiam para as suas conclusões.

 

Trabalho final de Mestrado em Marketing, ISEG

 Autor: Marta Costa da Silva

Orientação: Prof. Doutora Helena Martins Gonçalves

 

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