Relatório Explorador de utilizadores no Google Analytics

Relatório Explorador de utilizadores no Google Analytics

Relatório Explorador de utilizadores no Google Analytics

Por Marco Gouveia

 

Talvez alguns de vocês já tenham reparado que o Google Analytics passou a oferecer – ainda em versão Beta – uma nova ferramenta: Explorador de Utilizadores.

Este relatório está disponível na secção Público-alvo e permite-nos analisar, de forma individual e mantendo o anonimato, as interacções de cada utilizador com o nosso website/aplicação, mapeando as suas acções.

 

Assim sendo, temos agora acesso a informações mais específicas que facilitam a optimização. Mas de que forma?

 

A imagem seguinte mostra a estrutura do relatório Explorador de utilizadores, no qual é possível analisar o número de sessões, duração média da sessão, taxa de rejeição, receita, número de transacções e taxa de conversão para cada ID do cliente. É importante realçar que os IDs do cliente não representam utilizadores diferentes, mas sim utilizadores diferentes que estão a usar dispositivos variados. 

Por exemplo, imaginem que a Lara usou o computador para ler um artigo neste blog e que posteriormente o releu utilizando o seu smartphone. Neste caso, seriam registados dois IDs do cliente no relatório Explorador de utilizadores.

 

Explorador de utilizadores - Google Analytics

 

Além disso, ao clicar num ID do cliente específico serão apresentados não só a data, canal e dispositivo de aquisição como também o histórico de actividade por data e hora. Este histórico pode ser filtrado por visualização de página, objectivos, comércio electrónico, evento ou outro tipo de segmentação definida manualmente.

 

id cliente - google analytics

 

 

filtrar comportamento id cliente - google analytics

 

O exemplo seguinte mostra o ID do cliente 469683052.1460989473, que foi adquirido no dia 18 Abril através do canal directo e usando um dispositivo mobile. É possível constatar que este ID do cliente efectuou quatro acções: viu a página A, completou dois objectivos, visualizou a página B e efectuou acções de comércio electrónico.  id cliente - google analytics - exemplo

 

transacao evento - id cliente google analytics - exemplo

 

Ao seleccionar uma acção em específico, serão mostrados os seus detalhes de acordo com o tipo de acção efectuada. Nos casos de visualização de página serão exibidos o seu título e o URL. Já em situações de comércio electrónico poderão ser analisadas informações como nome do produto, quantidade comprada e receita gerada.  

 

url e pagina visualizada - relatorios utilizadores google analytics

 

 

transacao evento - id cliente google analytics

 

Concluindo, este novo relatório Explorador de utilizadores permite-nos analisar detalhadamente o comportamento individual dos utilizadores do nosso website/aplicação e tirar conclusões sobre, por exemplo, o flow mais habitual, as páginas mais clicadas e as páginas de rejeição mais comuns.

Dica: Caso não tenham criado vistas das quais os robots do Google e os IPs da empresa tenham sido excluídos, é muito provável que os vossos IDs do cliente com mais sessões não sejam de utilizadores relevantes.

 

Já algum de vocês está a trabalhar com o relatório Explorador de utilizadores? Quais as vossas opiniões iniciais?

 

 

Publicado no Blog do Marco Gouveia, a 28-03-2016.

One thought on “Relatório Explorador de utilizadores no Google Analytics

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *